Fim de papo: Exército vetou o golpe e o comandante ameaçou Bolsonaro de prisão

“Se for em frente com isso, serei obrigado a prendê-lo”, disse general

Pedro do Couto

Numa entrevista ao blog de Andréia Sadi, da GloboNews e da TV Globo, publicada na edição de O Globo deste domingo, o general Tomás Miguel Paiva, comandante do Exército afirmou que, de fato, Jair Bolsonaro reuniu-se com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para propor um golpe militar contra a posse do presidente Lula da Silva. Mas o general Freire Gomes vetou de plano a ideia de ruptura constitucional e chegou a ameaçar de prisão o ex-presidente se persistisse na sua ideia. O general Freire Gomes foi antecessor do general Tomás Miguel Paiva no comando do Exército.

A entrevista com o general Tomás Paiva, para mim, tem um valor excepcional, inclusive histórico, pois se ajusta à decisão do general Henrique Teixeira Lott em 1955, no 11 de novembro, garantindo a posse de Juscelino Kubitschek na Presidência da República contra a ideia golpista liderada pelo então deputado Carlos Lacerda.

DELAÇÃO – A trama de tentativa de golpe por parte de Bolsonaro foi revelada à Polícia Federal pelo tenente-coronel Mauro Cid através de uma delação premiada. O general Tomás Paiva acentuou: “Faço questão de sempre dizer que o Exército não tem que ser enaltecido por cumprir a lei. Era a sua obrigação”.

O comandante do Exército revela não ter tido acesso ao depoimento do tenente-coronel Mauro Cid e que dele tomou conhecimento pela imprensa. Mas confirmou a reunião e destacou que a minuta do projeto de decreto do golpe foi entregue a Bolsonaro pelo assessor do Planalto Filipe Martins, como narra Mauro Cid.

O trecho relativo a esse documento foi publicado pela colunista do O Globo, Bela Megale, e pelo portal Uol da Folha de S. Paulo. De acordo com a jornalista Maria Cristina Fernandes, do Valor Econômico, o general Freire Gomes afirmou que o Exército não embarcaria no golpe e ameaçou Bolsonaro diretamente dizendo: “Se o senhor for em frente com isso, serei obrigado a prendê-lo”.

MEDIDAS – O general Tomás Paiva aguarda medidas administrativas contra militares envolvidos na trama ilegal para que as culpas sejam individualizadas e não confundidas com a corporação. Por seu turno, o almirante que comanda a Marinha, Marcelo Sampaio Olsen, afirmou que o pensamento do almirante Almir Garnier não representava e nem representa o posicionamento da instituição.

A entrevista do general Tomás Paiva fecha o círculo do combate a qualquer movimento subversivo e diretamente garante as penas judiciais contra os envolvidos, incluindo os invasores e depredadores de Brasília.

CANDIDATURA –  Numa entrevista a Joelmir Tavares e Carolina Linhares, Folha de S. Paulo de ontem, a deputada Tábata Amaral do PSB, que teve uma grande votação nas urnas de 2022, afirma que é pré-candidata à Prefeitura da cidade de São Paulo, apresentando-se como uma terceira opção aos nomes de Guilherme Boulos do Psol, e de Ricardo Nunes, do PL. Boulos tem o apoio do presidente Lula da Silva e, portanto, do PT.  

As pesquisas apontam vantagem para Guilherme Boulos e uma diferença mínima de Ricardo Nunes sobre Tábata Amaral. A meu ver, Tábata Amaral e Ricardo Nunes disputarão quem vai ao segundo turno contra Boulos nas eleições para a Prefeitura da cidade de São Paulo.

27 thoughts on “Fim de papo: Exército vetou o golpe e o comandante ameaçou Bolsonaro de prisão

  1. Simples: Negaram-se porque viram em Lula, “O Barba”, o tão esperado e “Golberyno” ansiado e putrefato homem de seus vermelhos sonhos!

  2. Há “dendos”, em:
    Alerta de 7/9/2023: (1) Rumores que Donald Trump será assassinado continuam a circular! (2) A capacidade de vigilância do “sinal da Besta” está sendo desenvolvida! (3) O governo Biden teria(?) ficado abalado pela revelação que 100 cidadãos chineses conseguiram chegar sorrateiramente até suas instalações de Segurança Nacional. (4) Estudos surpreendentes da Covid revelam que não há base científica para os decretos para o uso de máscara e aplicação de vacinas. (6) As cidades governadas pelos Democratas estão se transformando em cidades-fantasmas. Novo em 24/9! https://www.espada.eti.br/alerta-2023-09-07.htm

    • Cuidado, Schossland: o corte poderá exigir que você apague a verdade que Lula era o alcaguete de Golbery e que cresceu às custas do governo de 1964. Isso é tabu para todos os que votaram no ladrão (bem, alguns aqui estão ganhando dinheiro com a ‘eleição’, outros, burramente, aplaudem).

      P.S: cadê o filhinho da mamãe que sofreu ?

  3. Mas o general Freire Gomes vetou de plano a ideia de ruptura constitucional e chegou a ameaçar de prisão o ex-presidente se persistisse na sua ideia.

    Quando ocorreu isso ? Se foi antes de 08/01, nem crime tentado pode ser alegado. Ô gente burra !

  4. Continuamos sendo um Brasil Colônia.
    Somos reféns eternos da nossa indolência.

    Não adianta, tá no nosso sangue!

    Acho que os Brasileiros adoram passar pano na merda.
    A justiça percebe isso de longe, e se aproveita da nossa incapacidade de exigir justiça.

    Estamos discutindo se as penas dos golpistas são muito duras ou muito brandas.

    Estamos discutindo se é justiça ou justiçamento.

    Isso não importa mais, caramba!

    O que importa é que tem que haver punição exemplar.

    Atenção: Se bolsonaro fosse reeleito, não seria um simples mandato, seria a porta aberta, escancarada pra se perpetuar no poder.

    JÁ ESTARÍAMOS VIVENDO NA DITADURA E NÃO NUMA SIMPLES REELEIÇÃO.

    Aonde vocês estão com a cabeça? Em Plutão?

    Aviso aos navegantes:
    Se o bolsonaro estivesse no comando deste trem desgovernado que se chama Brasi, por óbvio a TI como outros blogs e jornais, já estariam extintos. A não ser que os mesmos, passassem a apoiar a ditadura e seu ditador genocida.

    Tomem tento, não estamos vivendo num país cordato, neste momento, um maluco, ladrão e cachaceiro está presidente, não é nenhuma maravilha, muito pelo contrário.
    Se estivéssemos sob o jugo do bolsonaro, agora, estaríamos vivendo num país trevoso.

    Todos estaríamos amedrontados diariamente por um ditador mau e vingativo.
    Falaria todos os dias no cercadinho do terror.

    O mais importante agora é preservar o pouco que temos de democracia e mudar o país paulatinamente, talvez eu nunca veja esta mudança, mas um dia ocorrerá.

    P.S. Já cheguei a pensar na volta dos militares, lógico, antes do bolsonaro.
    Pelo menos este lixo nos mostrou o que são os militares, OUTRO LIXO!

    É por isso que não os quero mais, porque a qualidade destes está totalmente apodrecida.
    Claro que ha exceções, mas mesmo assim, os rejeito com todas minhas forças.
    Ver o deslumbramento dos generais e subalternos com o poder, foi assustador.

    Democracia, sempre, por pior que seja.

    José Luis

    • Se o tal mito é uma m..o seu Lula é um maldito ladrão que meteu e mete a mão no seu dinheiro também.

      O cara está vendo a nação indo para um racha dos infernos e vem aqui nesta trincheira da liberdade para defender um partido do diabo…que com seu antro de “juizes do diabo” já estão votando para liberar o aborto de inocentes…
      Malditos…sejam

      YAH SEJA LOUVADO SEMPRE…

      • Sr. Carlos de Jesus,

        O Sr. ainda não entendeu que nunca fui petista e tenho horror ao cachaceiro ladrão?

        Quero a jaula pra ele do mesmo jeito que quero a jaula pro imbecil ladrão e golpista.

        Não me envolva nessa vibe, é só ler minhas postagens desde que participo neste excelente blog.

        Lhe deixo um cordial abraço.

        José Luís

  5. 1) Lembrei do General Geisel, conforme citam mídias: “Bolsonaro é um mau militar…”

    2) Lembrando que foi o General Presidente Ernesto Geisel, de formação luterana quem começou a abertura política, depois chamada Redemocratização…

    • Muito bem lembrado Antônio Rocha. A divisão no Exército ficou evidente com a tentativa de derrubada do presidente Geisel pelo seu ministro do Exército, Silvio Frota.
      O Lema de Ernesto Geisel: Distenção lenta e gradual.

      Coube ao sucessor de Geisel, o general João Batista Figueiredo, implantar a Anistia. No entanto, ainda não liberou as eleições diretas. O novo presidente civil, foi escolhido no Colégio Eleitoral, entre Tancredo Neves e Paulo Maluf.

      Venceu Tancredo, que ficou doente e assumiu o vice José Sarney. Figueiredo não passou a faixa presidencial, magoado com Sarney, que abandonou a ARENA, o Partido da Ditadura para se filiar ao MDB e compor a chapa com Tancredo.

      A transição realizada por Figueiredo para a entrega do Poder aos civis, criou um racha no Exército. Os militares frotistas começaram a prejudicar o governo Figueiredo. Bombas foram colocadas em bancas de jornais, que vendiam os semanários Opinião, Voz Operária e Movimento, destruíram as rotativas da Tribuna da Imprensa e por fim, a detonação da bomba no primeiro de maio de 1981, que explodiu no colo do sargento do Exército e que seria jogada no Pavilhão lotado de artistas, jovens e trabalhadores.

      João Figueiredo enfartou e foi operado em Cleveland, nos EUA. O Poder envelhece seu ocupante, além de doenças no exercício do cargo e depois que deixam o Poder.

      Precisava, fazer essa reparação sobre o papel de João Figueiredo, que errou muito, mas, teve um papel preponderante na volta da Democracia, tão ou mais importante do que Ernesto Geisel.

    • Rocha, bem lembrado. Mas foi um politico honesto e integro, e um Presidente melhor ainda, que deixou saudades. Entâo, fica o dito por nâo dito. E vida que segue…

      • A história é uma das mais importantes molas de uma nação e a plena consciência dos seus cidadãos.
        Digo isso em favor de uma História isenta de degenerados e epicureus sofistas…que só querem atrapalhar os fatos históricos…e com isso acrescentar “dados ” para corroborar suas fantasias.
        Dizer que o maldito do Geisel…deixou saudades…e que foi um homem honesto ..um homem de caráter…É um aborto histórico…o maldito foi um Traidor e um pária maldito ao permitir que degenerados malditos da esquerda comunista .. fossem aliviados …
        Ao virar as costas para o Sylvio Frota…este maldito traira escancarou de vez o Brasil…e o resultado estamos agoravivenciando…
        Geisel …foi um melancia podre e nefasto…um “general covarde…um homem tipico do partido de Joaquim Silvério dos Reis…o traíra maldito…que plantou a semente da destruição…
        Nao…tem cousa mais destrutiva para uma nação de ter em seus filhos…TRAIDORES.
        YAH o ALTÍSSIMO SEMPRE SEJA LOUVADO…

  6. O jornalista Pedro do Coutto teve outra recaida. Num artigo de 9 parágrafos, inventa narrativas sobre o Bolsonaro em 7. Dessa vez, com um agravante, dominado pelo espírito de militante lulista, sem nenhum pudor, ele põe palavras na boca do generaleco venal Tômais Rico, chegando ao ponto de acreditar piamente que um general ameaçou PRENDER o Presidente da República. Que vergonha, perdeu o senso.

  7. O mestre Pedro do Couto está coberto de razão e faz uma análise brilhante sobre os acontecimentos recentes, de ameaça velada a Democracia.

    É preciso repetir sempre o perigo que rondou o país e Pedro do Couto faz essa análise dos fatos, com uma simplicidade impressionante.

    O presidente golpista, quase leva o país em direção a guerra civil. Cooptou um grupo de militares para permanecer no Poder indefinidamente, talvez imitando o presidente Getúlio Vargas. Porém, o golpista não conseguiu unanimidade no Alto Comando.

    Havia uma desconfiança, sobre o caráter de Bolsonaro, que deixou amigos pelo caminho, humilhando- os, como o general Santos Cruz e Gustavo Bebiano, que ousaram contrariar as decisões do presidente e seu clã. Um auxiliar, tem o dever de alertar o Rei, o Presidente sobre decisões que podem prejudicar o país e o monarca. Quem o fez, Bolsonaro detonou, demitindo sumariamente. A lista é grande: Sérgio Moro, Generais Fernando Azevedo e Silva, general Edson Pujol, o general presidente da Petrobrás e tantos outros maís. Bolsonaro usa os auxiliares e depois joga na lama, como uma laranja chupada, quando não lhe inter ssa mais.
    O Queiroz é mais um, que se queixa de Bolsonaro, alegando que se considera um leproso para o clã.

    O tenente coronel Mauro Cid, também percebeu isso, quando Bolsonaro inadvertidamente declarou antes do militar decidir pela Delação Premiada. ” O CID tinha autonomia, as vezes agia sem o meu comando. Agora vida que segue, cada um para o seu lado”. Foi a senha para Cid cuidar dele e de sua família.

    Agora, os advogados do capitão, estão botando a culpa pela Delação Premiada no advogado de Cid, o doutor Bittencourt.

    O estrago está feito, por falta de estratégia e bom senso. Não se pode deixar os amigos derreterem ao sol e ao sereno. Se preciso for, é mais positivo, assumir toda a culpa e ir para o cadafalso, se tornando um herói para seus seguidores. Ainda há tempo, para se tornar um grande homem. Mas, acredito, que ele não fará esse gesto contra si.

    • “Se preciso for, é mais positivo, assumir toda a culpa e ir para o cadafalso, se tornando um herói para seus seguidores. Ainda há tempo, para se tornar um grande homem. Mas, acredito, que ele não fará esse gesto contra si.”

      Sr. Roberto Nascimento,
      Esse gesto nobre, jamais irá acontecer.

      Este ser, é um covarde!

      Traiu todas as pessoas sem pestanejar, pra fugir de suas responsabilidades.

      Deu certo durante quatro anos, porque era presidente.

      Agora a conta vai chegar pro covarde!

      Um abraço,
      José Luis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *