Lula precisa cair na real para agir como mediador da crise entre Congresso e STF

COP 28: “O planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos”, diz Lula  | Partido dos Trabalhadores

Para Lula, tudo é festa quando está viajando no exterior

Carlos Newton 

Há que pense que Lula da Silva é um grande político. Alguns chegam a considerá-lo um estadista. No entanto, talvez seja mais acertado imaginá-lo como ele próprio se declara. Há alguns anos, por exemplo, o petista disse que não era mais uma pessoa, já havia se tornado “uma entidade”, dando uma pista de até que ponto poderiam evoluir seu desvario e sua arrogância.

Na campanha eleitoral do ano passado, definiu-se como “um socialista refinado”, diferente dos demais companheiros, que hoje ele deve considerar grosseiros, digamos assim.

PÉ NO JATO – Lula adora viajar, porque aqui no Brasil só há problemas, um atrás do outro, é um nunca-acabar. No exterior, não, tudo é festa, ele é cada vez mais famoso, sente-se absolutamente à vontade, considera-se até um líder dos demais governantes, aos quais tenta dar conselhos o tempo todo, dizendo vulgaridades patéticas, chega até a ensinar como acabar com as guerras.

A seu ver, é como se seu trabalho fosse dar um show de política, como se estivesse numa stand up comedy, na qual ele é o ator principal. Mas esse tipo de espetáculo é passageiro e ocasional; logo o governante tem de voltar ao Brasil, o que para ele representa um fardo pesadíssimo.

Com essa performance dúbia, em que há um Lula deslumbrante no exterior e outro rabugento aqui na sua terra, Lula tem criado grandes problemas e nenhuma solução. Nesta recente excursão de turismo ecológico, ele entrou na briga entre Congresso e Supremo, mas escolheu o lado errado, e foi logo ofendendo os parlamentares. Péssima decisão, escolha absurda, porque ele não precisa do Supremo para governar, mas o Congresso lhe é indispensável.

VAI SE ARREPENDER – Passada a ressaca do luxo e da riqueza nas Arábias, Lula agora tem de cair na real e vai perceber que a guerra entre Congresso e Supremo está só começando. Será obrigado a entender que o agrobusiness não está dominando apenas a economia, mas também a política nacional.

A chamada bancada ruralista é majoritária na Câmara e no Senado e está decidida a colocar o Supremo em seu devido lugar. Quem faz lei é o Congresso, cabe ao Supremo cumpri-las, a não ser que sejam flagrantemente inconstitucionais, o que não é o caso do marco temporal, pois está em vigor há 35 anos e nunca ninguém havia reclamado.

Na Câmara, os deputados que Lula ofendeu já conseguiram as 171 assinaturas necessárias para a CPI do Abuso de Autoridade, que vai dar trabalho ao Supremo, ao TSE e ao TCU. Lula precisa cair na real e lembrar que mora no Brasil, onde só há problemas, que cabe a ele resolver.

###
P.S. –
Espera-se que Lula, ao se mirar nos espelhos do Palácio da Alvorada, para conferir a recente harmonização facial, tenha um surto de bom senso e caia na real. Precisa abandonar a política de duas caras e assumir em plenitude o papel de presidente do Brasil. Cabe a ele agir como mediador da crise entre Supremo e Congresso, mas sem tomar partido nem fazer declarações imbecis. Vamos ver se ele consegue. (C.N.)

6 thoughts on “Lula precisa cair na real para agir como mediador da crise entre Congresso e STF

  1. O marco temporal é inconstitucional. Quem é democrata, reconhece que o STF acertou.

    Claro que o agronegócio de exportação, principalmente, faz propaganda contra.

    Talvez os indígenas estorvem o objetivo de prover mais áreas desmatadas, mais terras para a monocultura, pecuária e para a exploração de minérios, tudo para exportação, sem pagamento de impostos seja a solução para alguns.

    Por que a insistência no tal marco temporal, tese que só começou há alguns anos. Tanto é que o decreto 1775 de 1996 nem o cita, somente coloca os procedimentos para a demarcação de áreas indígenas, cuja homologação, muitas vezes, leva anos.

    Os índios que retornaram às suas terras depois da homologação da CF em 1988, ficariam como, aos defensores do tal “marco temporal”? Seriam expulsos das terras que reocuparam?

    Casos de demarcação de terras pendentes (duas centenas, segundo as instituições) seriam simplesmente encerrados, os índios retirados sem qualquer indenização, para que mineradoras e o agronegócio de exportação sejam beneficiados?

    • O comentário de José Vidal é a verdade que querem esconder.
      Com os bolsonaristas não tem o que falar de Lula com relação aos interesses do Brasil e dos mais necessitados falam das viagens de Lula pejorativamente.
      Isso só serve para satisfazer o ego do bolsonaristas ressentidos com Bolsonaro ser o único presidente a perder uma reeleição.

  2. Dá Série.: Eu Avisei….

    HA.!HA!HA!HA!HA!…

    Hoje e um dia muito especial ….o dia em que os Sveiters se lascaram novamente….

    Mais um dia da Vingança…

    “A vingança é um prato que se come frio, ”

    Chupa, Sveiters..!!!

    E ainda tem espaço para piorar mais.

    O Universo se encarrega, não adianta, é liquido e certo , trambiques, golpes, maracutaias, corrupção, roubalheira, um dia tem que pagar a conta.

    E a conta chega todos os dias…..

    Ah , esqueci e um pequeno detalhe, o dinheiro roubado vai se perder pelo caminho..

    HA!HA!HA!HA..

    Demais da conta…..

  3. Sensato e verdadeiro o comentário de José Vidal.
    As viagens de Lula no exterior, é de interesse do Brasil. Na atualidade nenhum país vive isola no mundo.
    Compare o que Lula vai fazer no exterior e o que Bolsonaro fazia?
    No governo Bolsonaro o Brasil chegou a ser classificado como um pária mundial.
    A mídia ficou calada com o negacionismo de Bolsonaro durante a pandemia que levou a morte centenas de milhares de pessoas que poderiam ser salvas, se Bolsonaro defendesse a vacinação e o uso de máscara e não receitasse remédio ineficaz para combate ao covid-19.
    Hoje sabemos que são 113 mil crianças órfãos que perderam os pais pelo vírus.
    Dos 98 parlamentares do PL, partido de Bolsonaro, 42 estão sob investigação e respondem à inquéritos policiais.
    Bolsonaro deixou um rombo nas contas públicas próximo a R$ 800 bilhões, cortou verbas da Farmácia Popular, da Educação, da Casa Verde a Amarela, da Saúde, da Segurança etc, atingindo os mais necessitados., não tinha dinheiro nem para emissão de passaporte e deixou o Congresso pior do que já era, viciado, mal acostumado.
    Tudo isso vem complicando o governo Lula que não tem dinheiro para consertar a destruição de Bolsonaro.
    Lula pode ter muitos defeitos, mas está defendendo os interesses nacionais e dos mais necessitados. Esse é o papel do verdadeiro cristão.
    Misturar religião com política nunca deu certo no mundo, só gerou ódio e guerras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *