Congresso precisa derrubar aquele veto descabido de Lula ao marco temporal

Tribuna da Internet | Veto de Lula ao marco temporal será derrubado, avisa a bancada ruralista

Charge do Fraga (Gaúcha/Zero Hora)

Carlos Newton 

É impressionante como Lula da Silva demonstra despreparo e falta de entusiasmo para governar, embora esteja em seu terceiro mandato presidencial, quase chegando aos 80 anos. Está acostumado a viver de aparências, com teses que despertem simpatia social, como a defesa das supostas minorias, incluindo negros, mulheres, LGBTQIA+, indígenas, quilombolas etc., sem perceber que mulheres e miscigenados raciais já formam maiorias no país, enquanto o chamado terceiro sexo também avança velozmente na sociedade e logo deverá passar para segundo, como dizia o jornalista Sérgio Porto.

Para impressionar dona Janja da Silva e limpar seu passado cabuloso de ex-agente do regime militar e ex-presidiário por corrupção e lavagem de dinheiro, Lula agora luta desesperadamente para alcançar o Prêmio Nobel da Paz.

TEM CHANCE – Sem a menor dúvida, o presidente brasileiro tem até chance de receber o Nobel da Paz, como tantos outros que nem mereciam, tipo Henry Kissinger (EUA), Aung San Suu Kyi (Mianmar), Barack Obama (EUA), Malala Yousafzai (Paquistão) e Abiy Ahmed (Etiópia).

Ora, se esses enganadores receberam, por que não Lula? Assim, o petista tem todo direito de perseguir seu sonho, até comprando um avião novo para dar mais conforto à patroa, pois com toda certeza ele não vai parar de percorrer o mundo.

Seria interessante, porém, que o presidente não abandonasse o governo do Brasil e tentasse manter uma base sólida no Congresso. Mas até agora ele tem feito exatamente o contrário. Mesmo sabendo que a bancada do agronegócio tem maioria na Câmara e no Senado, Lula infantilmente vetou o projeto do marco temporal e comprou uma briga feira.

DIA D, HORA H – Quando chegar o dia D, tudo indica que na hora H o Congresso vai derrubar os vetos de Lula, e se a bancada aliada recorrer ao Supremo, como já anunciou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a situação vai se complicar.

Lula se comportou de maneira infantil, ao se aliar ao Supremo na briga contra o Congresso. O presidente da República não precisa dos ministros de preto para bem governar, e fica até ridícula sua submissão a eles. Mas necessita desesperadamente do apoio dos deputados e senadores, para tocar adiante as reformas de base.

No caso de Lula, não se trata de uma decisão difícil como a do Rei Salomão, nem de uma “Escolha de Sofia”. O presidente não tem opção, porque ficar em minoria no Congresso é suicídio político aqui no Brasil, como se viu nos exemplos de Jânio Quadros, João Goulart, Fernando Collor e Dilma Rousseff.

###
P.S. –
Como diriam os geniais Raul Seixas e Paulo Coelho, a serpente está na terra e a crise está no ar.  Lula precisa começar a governar, mas respeitando o Congresso. Caso contrário, vai acabar perdendo o Nobel. (C.N.)

18 thoughts on “Congresso precisa derrubar aquele veto descabido de Lula ao marco temporal

  1. Que tempos. A pregação contra a CF é algo impensável a um democrata.

    Agora essa, o presidente do Brasil deve obedecer ao legislativo, não importa que algo seja ilegal, como a tal lei do marco temporal.

    Se o legislativo aprovar a garimpagem e o desmatamento em terras indígenas para que sejam terras exploradas pelo agronegócio de exportação, o presidente deve obedecer, mesmo que a CF seja rasgada. Que seja votada uma PEC para isso. É simples.

    O autor do texto escreve que não se deve ter simpatia com esses grupos minoritários. Ora, eu discordo. Acho que não deve haver pautas identitárias, porém simpatia e respeito por esses grupos, deve haver.

    De um tempo para cá, parece que CN enveredou pelo caminho do ódio à Lula, perdendo a lucidez que lhe caracterizava, nem parecendo a mesma pessoa. Não importa o que ele faz ou não faz (a compra fictícia de um avião é um exemplo), a crítica vem, mesmo remontando ao passado distante.

    Sou de opinião que os erros do governo de plantão sejam criticados. Isso é inerente à democracia, mas críticas infundadas são irracionais ou, talvez, a motivação seja outra.

    • Seria como o artigo abaixo diz “O presidente, eleito sem maioria, oferece, então, participação em Ministérios e postos oficiais aos partidos em troca de seu apoio nas votações de projetos de interesse do governo. O problema é que esse esquema dá aos parlamentares, que em tese apoiam o governo, um enorme poder de veto que tende a estimular o abuso de poder, como a corrupção. Os apoiadores podem cobrar um preço pela manutenção de sua lealdade”.

      https://jornal.usp.br/radio-usp/presidencialismo-de-coalizao-abre-espaco-para-crises-politicas-e-institucionais/

    • Concordo plenamente com o comentário de José Vidal.
      Atacar Lula diariamente atende aos interesses dos golpistas bolsonaristas.
      Devemos dar graças a Deus por termos tirado essa gente insana do poder que vive num mundo paralelo e termos mantido a democracia.
      Um governo eleito depende da situação em que recebeu do governo anterior.
      Não adianta enumerar as gastança e o rombo que Bolsonaro deu nas contas pública e empurrou com a barriga os pagamentos do precatórios para 2024 e, pior deixou o Congresso viciado, mal acostumado que piorou com as eleições de parlamentares na onda Bolsonarista. Não há diálogo com esse sem o toma lá, dá cá.

      • Não há diálogo com esse sem o toma lá, dá cá.

        Então a corrupção é um mal necessário que tem que ser mantido e aperfeiçoado?

        Sei CN tem em conta sua pessoa, mas esse pensamento é a cara do atraso que mantém o país na eterna desigualdade.

        • É o sistema que favorece a corrupção.
          Você tem alguma ideia ou um palpite de, como mudar esses sistema?
          Bolsonaro piorou o sistema, entregou parte da governança do Orçamento ao Lira, o que acostumou mal o Congresso e viciou mais ainda o centrão. isso para não sofrer o impeachment
          Lacrar é fácil, dizer como mudar esse sistema nefasto é complicado.

        • Gerard, Não coloque palavras na minha boca.
          Não se trata de concordar ou discordar. o fato é o que está posto, o centrão domina o Congresso e se fortaleceu com os parlamentares eleitos na onda da estrema direita bolsonarista.
          Nenhum presidente fez tanto pelo centrão dando até emendas secretas às duas casas como Bolsonaro que, de acordo que você disse foi o mensalão de Bolsonaro.
          Reitero a pergunta, o que você faria para acabar com esse sistema? Se não sabe não me encha o saco.
          Quem votou em Bolsonaro e elegeu a maioria dos parlamentares que dominam o Congresso são os responsáveis por esse sistema.
          O que você quer discutir não tem cabimento. O sistema só muda com eleitores esclarecidos politicamente e não com quem vive num mundo paralelo de terraplanistas e apoiadores de um presidente defensor de torturas e ditadura
          Boa noite

  2. Ótimo texto, só discordo em um ponto, o melhor para o Brasil é exatamente que Lula não governe. Quanto mais Lula se distrair com suas viagens e seus delírios de grandeza, menos mal fará ao país.

  3. Caro Carlos Newton, ….ex, ou atualíssimo agente do regime militar…..infiltrado por melancias, cuja liberada e ativa semente foi plantada pelo chefe do “Barba”?

  4. O passado é passado, a justiça já decidiu. Vivemos o presente e é nele que temos nos focar. Reportar-se ao passado para esconder a gestão do perdulário de Bolsonaro e a tentativa de golpe, só prejudica o país.
    O presente são os inquéritos que podem levar os golpistas de cúpula para a cadeia. O presente é o novo presidente conseguir pagar as dívidas e os rombos deixado por Bolsonaro. O presente é como fazer o Congresso entender que tem de privilegiar os interesses nacionais e dos mais necessitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *