Prêmio ideal para Dilma Rousseff não é ‘Economista do Ano’, mas a ‘Anta do Século’

frases desconexas de Dilma – Marli GonçalvesCarlos Newton

Embora constituam impagáveis Piadas do Ano, determinadas decisões não podem ser aceitas com naturalidade nem levadas apenas na brincadeira. É preciso também que sejam imediatamente repelidas pelo extrato social, para que fique claro que essas manipulações jamais serão aceitas sem reação pela sociedade. É o caso, por exemplo, da escolha de Dilma Rousseff como “Economista do Ano”, uma premiação que ela nunca fez por merecer.

Na verdade, Dilma Rousseff é um dos maiores equívocos da História Republicana, tendo chegado ao poder apenas pelo desejo de Lula da Silva, que desde sempre procura evitar o surgimento de alguma liderança no PT que possa ameaçar seu protagonismo, tendo transformado a legenda num partido de um homem só.   

FRACASSO ESTRONDOSO – Apelidada de “Poste” pela imprensa e apoiada entusiasticamente por Lula, Dilma conseguiu se eleger em 2010 e 2014, embora seu governo tenha sido um fracasso estrondoso, jamais visto antes.

A principal façanha dela como “economista” foi autorizar o trêfego Guido Mantega, ministro da Fazenda, a maquiar as contas públicas e criar a “contabilidade criativa”, com as pedaladas fiscais que encobriam o déficit público e transportavam os prejuízos para o ano seguinte.

Quando começaram as críticas às pedaladas, Dilma levou na brincadeira. Com a maior desfaçatez, mandou o Planalto comprar uma bicicleta de luxo e passar a passear nela toda manhã.  E desafiava, dizendo: “Estou pedalando, vejam!”

DEU TUDO ERRADO – O resultado todos sabem. As pedaladas criaram uma recessão brutal, com queda de 7,7% do PIB per capita em dois anos e mais 3 milhões na lista de desempregados. Constatou-se que o “Poste” de Lula era de péssima qualidade e foi facilmente derrubado, ninguém aguentava mais tanta incompetência e tamanha metidez.

Seis anos depois, o ex-presidiário Lula da Silva voltou ao poder, mas não chamou Dilma Rousseff para integrar o governo. Ela reclamou e o presidente então teve uma ideia genial. Indicou-a para ser presidente do Banco dos Brics, na China, bem longe, lá do outro lado do mundo, para se livrar dela por uns tempos, até julho de 2025.

Agora, o Conselho Nacional de Economia, uma entidade classista dominada pelo PT, decide eleger Dilma como “Economista do Ano”. Esperava-se um festival de protestos, mas os brasileiros parecem anestesiados e encaram tudo como “novo normal”, embora a decisão seja altamente ofensiva à dignidade da classe dos economistas.

###
P.S,
Se Bussunda ainda estivesse conosco, ele diria: “Fala sério!”. E certamente defenderia a indicação de Dilma Rousseff para “Anta do Ano”, porém não dá mais tempo, porque a ministra do Racismo, cujo nome não consigo lembrar, passou na frente e recebeu o prêmio com meses de antecedência, pensando que Dilma fosse “hors concours” e estivesse impedida de participar. (C.N.)

16 thoughts on “Prêmio ideal para Dilma Rousseff não é ‘Economista do Ano’, mas a ‘Anta do Século’

  1. Incapaz de produzir uma só frase com algum sentido, duas vezes eleita presidente de um país cuja economia é uma das dez mais importantes do mundo e agora presidente do Banco Brics, podemos afirmar que o “case de sucesso” na vida de Dilma é uma negação à racionalidade humana.

  2. 1) Todos nós temos, ao longo da vida, os nossos acertos e erros, equívocos e bobagens…

    2) Digamos que ela é uma sortuda… apesar do que passou na prisão é hoje a Presidenta do Banco dos Brics.

    3) Vida longa à vitoriosa Dilma…

    • 1) Fui pesquisar e encontrei ótimas referências sobre a Tapirus Terrestris, mais conhecida como Anta, que é importante no Ecossistema.

      2) Curiosamente o período de gestação são 13 meses, o mesmo número do PT e de Santo Antonio…

      3) Então, o termo Anta é um Elogio Ecológico…

      4) Façamos então uma Trezena de orações…

      • Antônio Rocha, aplaudo de pé suas colocações nesses dois comentários:

        Clap, clap, clap!

        Forma e conteúdo impecáveis para se contrapor à deselegância, ao machismo canhestro – contidos num artigo que deixa a objetividade duma crítica para enveredar pelos pressupostos do mau jornalismo milicomiliciano -, tão em voga atualmente por essas plagas.

  3. Uma debochada contradição: De ladra, para presidente de banco e “economista do ano”.
    PS. É claro: Passou a não gastar nenhum tostão de seu, só os nossos, daí a malandra economia!

  4. O governo de Dilma não foi só de erros. Houve acertos, como a compra de aviões Gripen com transferência de tecnologia. Sem falar em obras de infraestrutura, pelo menos aqui no RS.

    Curiosamente, algumas coisa realizadas na sua gestão, como a estruturação de órgãos e outras medidas para o combate à corrupção, a derrubaram.

    A queda dos preços das commodities foi um revés terrível, pois para compensar foram tomadas medidas populistas, visando a sua reeleição, como a diminuição de tarifas públicas, a desoneração da folha de pagamentos de alguns setores e ainda a manutenção de investimentos públicos e políticas sociais.. Isso tudo criou um desequilíbrio fiscal insustentável.

    A correção abrupta para reequilibrar a parte fiscal, a inabilidade de lidar com o Congresso e a insatisfação popular, criaram as condições ideais que culminaram no seu impedimento.

    https://exame.com/brasil/este-e-o-legado-que-dilma-deixa-para-o-brasil/

    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1593286-tempestade-perfeita-ameaca-o-governo-dilma-diz-academico.shtml

  5. Ah, claro. A Dilma acertou bastante sim. Só pra se ter uma ideia o seu maior acerto foi a compra da refinaria de Pasadena. Um maravilha para o Brasil.

  6. Geralmente todos os governos cometem erros e acertos, com exceção de Bolsonaro que só cometeu erros, e graves.
    Pedaladas fiscais sempre existiram.
    Em 2021 Bolsonaro deu uma pedalada fiscal ao levar a base do Congresso a aprovar a PEC dos Precatórios que empurrou o pagamento de mais de R$ 90 bilhões para 2027.
    Na verdade, os 13 anos dos governos Lula e Dilma a Petrobrás cresceu e fez as mais importantes descobertas de novas reservas e produziu quase o dobro de petróleo nos 50 anos anteriores. Quando Lula chegou ao poder a Petrobrás era uma empresa de porte médio.
    Em 2002 a Petrobrás produzia 1,5 milhões de barris por dia . Em 2015 atingiu 2,5 milhões de barris por dia e em 2020 chegou a 3 milhões de barris diários.
    Michel Temer aproveitou a boa produção da Petrobrás criou a lei das estatais em que o lucro passou a ser divido para acionistas. com mais de 40% de acionistas estrangeiros.
    Os governos do PT investiram na Petrobrás. Agora com Lei das Estatais e seu lucro não estava sendo para investimentos na própria empresa e sim para distribuir dividendos.
    O Brasil cresce com o crescimento da Petrobrás. Investir na Petrobrás é investir no Brasil.
    Neste momento atacar o governo é um incentivo a insanidade da extrema direita bolsonarista que vivem num universo paralelo de lacração.
    Dino vem aí e a fila da Papuda vai andar mais rápido, sem perseguição, mas fazendo justiça

  7. CN só emito opiniões depois de ler os importantes esclarecimentos da dupla Jacob e Vidal, sempre prontos a nos explicar como o PT é honesto, competente e democrata. E que a culpa dos seus desastres é sempre dos outros.

    • Meu caro Walsh,
      deverias replicar em cima dos comentários a que te referes.
      Seria, digamos, mais honesto da tua parte, replicar o que achas errado neles.

      Só assim obteremos algo de aproveitável. Somente criticar é algo fácil de fazer, ainda mais sem qualquer debate ou esclarecimento.

      Para chegar a um nível aceitável de civilidade, precisamos que nossas mentes sejam manos impermeáveis. E sempre devemos pensar na frase daquele filósofo: as convicções podem ser piores inimigas da verdade que as mentiras.

      Abraço
      JV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *