Haddad ganhou o primeiro round, mas a luta contra Lula será longa e inglória

Eu sou Haddad. Eu sou Lula. Por Pataxó

Charge do Pataxó (Portal DCM)

Carlos Newton

Neste final de ano, Fernando Haddad ganhou uma força extraordinária, ao conseguir aprovar o esboço da reforma tributária, que veio se somar à façanha anterior de instituir o arcabouço fiscal. Nesse ponto, é interessante notar que o ministro da Fazenda vem atuando na contramão do presidente Lula da Silva desde o início do governo, quando se dedicou à preparação do projeto do arcabouço, em parceria com a ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Na época, Lula pretendia apenas que o Congresso aprovasse o arrombamento do teto de gastos proposto e aprovado na gestão de Michel Temer. Ou melhor, na gestão de Henrique Meirelles, então ministro da Fazenda, que tirou o Brasil de sua mais longa recessão após a tragédia de Dilma Rousseff, agora escolhida como Economista do Ano pelos petistas luláticos do Conselho Nacional de Economia, numa das maiores piadas institucionais da História Republicana.

LULA NÃO GOSTOU – É claro que Lula não gostou da desobediência de Haddad e Tebet, sua resposta foi colocar os dois no freezer e seguir em frente rumo à reeleição, que passou a ser sua maior meta, ainda no primeiro ano de governo.

A primeira vingança de Lula foi nomear o ultrapetista Marcio Pochmann para manipular as estatísticas do IBGE, passando por cima de Simone Tebet, que foi obrigada a ficar na dela, sem reação. A primeira façanha de Pochmann foi acabar com o desemprego no Brasil, de uma hora para outra, num passe de contorcionismo estatístico, e ele é mestre nisso.

O caso de Haddad é mais difícil. Lula tentou desestabilizá-lo, criticando abertamente a política defensiva da Fazenda, que tem como mentor o experiente Bernardo Appy, que comandou a Secretaria de Política Econômica no primeiro governo Lula e é especialista em reforma tributária.

NA MUDA – Haddad e Appy imitaram Simone Tebet e não reagiram. Ficaram na muda, negociando direto com o Congresso, enquanto Lula e petistas como Gleisi Hoffmann, o namorado Lindbergh Farias e o líder José Guimarães, conhecido com o deputado dos dólares na cueca, vociferavam contra a atual  política econômica.

Em meio a esses embates, o Congresso aprovou o esboço da reforma tributária e a dupla Haddad/Appy ganhou um belíssimo presente de Natal, concretizado pelo apoio irrestrito do mercado interno e externo, com a Bolsa batendo recorde, enquanto o dólar e o risco Brasil caíam.

Neste final de ano, o ministro da Fazenda ganhou uma força enorme, ficou indemissível e Lula se viu obrigado a homenageá-lo na última reunião ministerial, nesta quarta-feira, vejam a que ponto chegam a desfaçatez e o cinismo na política.

SEGUNDO TURNO – Agora, vem a trégua de Natal e no Brasil tudo se interrompe, para voltar após o carnaval, quando começa o segundo turno da reforma tributária, é a hora da verdade para Haddad e Appy, a fase mais importante.

Neste ano, o Congresso já se vendeu por 30 dinheiros e prorrogou as desonerações que quebraram a Previdência. Depois do Carnaval, vai votar o que é mais importante do que a reforma – as alíquotas dos impostos.

Haddad e Appy terão de se virar para impedir a volúpia arrecadatória de Lula, que precisa de receita adicional para pavimentar seu percurso rumo à reeleição, embora ainda sinta dores nos quadris, conforme revelou esta semana, e esse desconforto pode até se tornar permanente.

P.S. – Bem, este é o quadro atual, que irá sendo alterado à medida que se aproxime a data da sucessão, em 2026.  No momento, Lula já conseguiu neutralizar dois importantes concorrentes – Flávio Dino, que ficará encarcerado no Supremo, e Simone Tebet, que está aprisionada no Ministério do Planejamento. Falta se livrar de Haddad, que está saindo melhor do que a encomenda, conforme se dizia antigamente. Lula vai tentar destruí-lo de todas as formas. Será uma briga de cachorro grande, e já comprei pipocas para assistir. (C.N.)

15 thoughts on “Haddad ganhou o primeiro round, mas a luta contra Lula será longa e inglória

  1. Bah. Elucubrações que ofendem o bom senso e a inteligência alheia..
    Agora as críticas são para acertos. Tá loko.

    E aposto que, se rebater, o editor dirá que sou lulista fanático.

    • Mesmo porque nesse par só faz de conta, já que as matrimbias económicas provém da especializada “khazaria”, onde “Delúbios” não metem a colher!

  2. No primeiro mandato de Lula, já propunha tributação sobre o consumo e no segundo mandato o IVA.
    Na campanha de 2022 para a presidência, Lula propunha uma reforma tributária, solidária, justa e sustentável que simplifique tributos e que os pobres paguem menos e os ricos paguem mais. Esse foi um programa da coligação “Brasil da Esperança”.
    Dizer que Lula não queria ou não tem nada a ver com a reforma tributária não é justo.
    Evidentemente que Haddad, mestre em economia e ser o Ministro da Fazenda de Lula é quem tinha mais condições de preparar uma reforma tributária e o fez bem.
    Teto de “gastos” não deveria existir para investimentos que desse retorno, gerasse empregos, para educação e saúde.
    Teto de “gastos” como os liberais querem, só serve para manter o país travado.
    Reitero: sem consumo não há progresso.

    • Perfeito, teto de gastos é uma aberração e insustentável, tanto que ninguém cumpre, tá longe de ser exclusividade do PT como o autor insinuou. Sempre tem emendas para furar o teto. Pior ainda é jogar dentro dessa traquitana saúde e educação.

  3. “REFORMA” TRIBUTÁRIA: de mãos dadas e rabos presos – a direita comemora, a EXquerda fica gabola -, enqto a bancada da bala, desonerada, ri que chora.

  4. P.S. – Bem, este é o quadro atual, que irá sendo alterado à medida que se aproxime a data da sucessão, em 2026. No momento, Lula já conseguiu neutralizar dois importantes concorrentes – Flávio Dino, que ficará encarcerado no Supremo, e Simone Tebet, que está aprisionada no Ministério do Planejamento. Falta se livrar de Haddad, que está saindo melhor do que a encomenda, conforme se dizia antigamente. Lula vai tentar destruí-lo de todas as formas. Será uma briga de cachorro grande, e já comprei pipocas para assistir. (C.N.)

    Sr. Newton

    Matou três coelhos com uma paulada só…

    :0))

  5. Senhor Carlos Newton , justiça seja feita , um dos poucos feitos exitosos , nesse primeiro ano de mandato de Lula , foi a ” Reinserção ” com maestria , do Brasil no cenário e contexto internacional , a despeito de alguns atropelos e desencontros, reparando o desastre e a falta de respeito para com os demais países e seus respectivos governos , por parte do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e seus asseclas .

    • Concordo totalmente contigo. Lula é um star da política internacional, sem a melhor dúvida. Ele é querido pelos demais governantes, por ter sido um operário que chegou à Presidência, mas não é levado muito a sério, devido a suas limitações e à sua soberba.

      Abs.

      CN

  6. Senhor Carlos Newton , concordo que se o Presidente Lula abrisse mão de sua ” soberba e arrogância ” , possivelmente ele teria uma melhor avaliação e respeito de seu público alvo e de interesse , pois acredito que um pouco de ” humildade ” , não paga imposto .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *