Alguém tem de dizer a Lula e ao STF que a democracia deve ser respeitada

dedemontalvao: A democracia é um valor absoluto e intransitivo, que não  permite relativização

Charge do Duke (O Tempo)

Carlos Newton

No próximo dia 8 de Janeiro, o presidente Lula da Silva vai comandar em Brasília um ato de repúdio à invasão dos Três Poderes, que nos traz motivos para reflexões. Como o pretexto é marcar e comemorar a preservação da democracia no Brasil, seria importante que essas autoridades fizessem uma autocrítica a respeito dos erros que vêm sendo cometidos pelos ministros do Supremo e pelo próprio presidente da República, a pretexto de estarem defendendo o próprio regime democrático.

Uma das grandes diferenças entre os sistemas políticos é o exercício da Justiça. Somente há amplo direito de defesa em regimes democráticos, porque nas ditaduras isso “non ecziste”, diria Padre Quevedo, que nos deixou há apenas quatro anos e faz uma falta danada.

GRANDE PARADOXO – Se ainda estivesse por aqui, Quevedo estaria horrorizado com os maus hábitos assumidos pela Justiça brasileira. Como diria Leonel Brizola, há anos os ministros do Supremo vinham costeando o alambrado, até conseguir rompê-lo e deixar a boiada invadir pastagens alheias.

Na verdade. passamos a conviver com uma semiditadura do Supremo desde 2019, quando o presidiário Lula da Silva ganhou a liberdade devido a um vergonhoso retrocesso judiciário, com o Brasil se tornando o único dos 193 países da ONU que não prende criminoso após condenação em segunda instância.

No próximo dia 8, essa estranha realidade deveria ser discutida pelas autoridades eleitas ou nomeadas que dividem e exercem o Poder, porém isso não vai acontecer.

INVASÃO DE COMPETÊNCIA – Não é aceitável, em nenhuma democracia, que o Judiciário legisle, como tem acontecido. O caso do marco temporal é gravíssimo e abriu uma crise institucional delicada, que vai se agravar assim que acabar o recesso do início de ano.

Também não cabe ao Judiciário decidir sobre legalização do aborto, conforme ficou claro na decisão da Suprema Corte da matriz USA, um exemplo que deveria estar sendo seguido aqui na filial Brazil, mas…

Da mesma forma, as “interpretações” da lei precisam ser contidas. Para possibilitar a candidatura de Lula da Silva, em 2021 foi muito feio criar a “incompetência territorial absoluta”, que não existe em nenhum outro país. Pior ainda foi depois inventar a “presunção de culpa”, para cassar o deputado Deltan Dallagnol.

RÉUS DO 8 DE JANEIRO – Tudo isso deve ser lembrado, porém a ilegalidade maior é o cerceamento da defesa dos réus do 8 de janeiro. Como se sabe, o inquérito foi falho, não foram identificados os verdadeiros terroristas que se infiltraram e lideraram o quebra-quebra.

E o rigor das penas é um acinte à Ciência do Direito. Quem estava lá, mesmo sem provas de ter quebrado um grampeador, pega 17 anos. Se tiver feito selfie, leva mais 4 anos, algo que não existe nem nenhum Código, pois invadir prédio público tem pena de detenção de apenas um a três meses.

Os réus são punidos como se tivessem praticado um golpe de estado, que nem aconteceu. É um julgamento que envergonha qualquer pessoa sensata e que depõe contra o notório saber dos ministros, sem que a sociedade esboce a menor reação.

###
P.S.Na patética “solenidade” do 8 de Janeiro, o mais ridículo serão os discursos esculhambando esses “maus brasileiros que tentaram dar um golpe de estado”. Os oradores não entendem que “querer” destruir a democracia não é crime nem dá cadeia. Crime muito pior é descumprir os trâmites democráticos e aplicar penas descabidas, a pretexto de que sirvam de exemplo aos demais membros da coletividade. As autoridades não percebem que sempre foi exatamente esta a justificativa dos linchamentos que a democracia até hoje tenta inutilmente evitar. Mas quem se interessa? (C.N.)

23 thoughts on “Alguém tem de dizer a Lula e ao STF que a democracia deve ser respeitada

  1. Esperamos que nesse dia caia dos céus um amedrontador lembrete da justiça divina, à se mostrar e interferir nesse flagrante descaminho!
    Tratar-se-á de um ato arrogante e moldado na mentira de destrambelhados autores e atores de um multilateral avermelhadoevento de Falsa Bandeira!
    À quem, pensam que enganam?

    • “Linchamento”
      Origem:
      “EM 1712, UM ESCRAVAGISTA BRANCO DA ÍNDIA OCIDENTAL (AMÉRICA) CHAMADO WILLIAM LYNCH (DAÍ O NOME LINCHAMENTO), ESCREVEU UMA CARTA PARA OS SENHORES DE ESCRAVOS NOS EUA. NESSA CARTA ELE TRAÇOU UM MÉTODO QUE ELE MESMO JÁ TINHA EXPERIMENTADO ANTES PARA MANTER SEUS ESCRAVOS DÓCEIS E IGNORANTES. ELE RELATOU QUE OS SENHORES DE ESCRAVOS DEVERIAM MANTER A POSIÇÃO DA ESCRAVA SUPERIOR A DO ESCRAVO, POIS, NESSAS CONDIÇÕES SUBALTERNAS, OS HEBREUS FICARIAM SEMPRE DEPENDENTES DE SEU SENHOR. ESSAS TEM SIDO, HISTORICAMENTE, AS NOSSAS CONDIÇÕES, NESSE PAÍS, HÁ CENTENAS DE ANOS. AS MULHERES HEBRÉIAS CONTINUAM DOMINANDO OS HEBREUS.” https://hebreuisraelita.wordpress.com/?s=William+Linch&submit=Pesquisa

  2. “Alguém tem de dizer a Lula e ao STF que a democracia deve ser respeitada.”
    PS. Mas como, se alçados forma para desrespeitá-la e ái deles, se não obedecerem aos “abismais sôpros”!!!

  3. O cara do relógio com aquela camiseta contendo uma caricatura não me engana.

    Alguém tentou acabar com o PSOL, PCdoB, PT e outros ? Mas o PL é visto com ódio e isso não é “ameaça ao estado democrático de direito” como muitos dementes avaliam.

  4. Pior de tudo isso , é que os verdadeiro responsáveis pela ” subversão ” no Brasil , estão e continuarão livres , leves e soltos , pronto para mais uma investida ” subversiva ” contra o pais , e quanto aos sucessivos crimes cometidos pelos juízes do STF , eles continuarão acontecendo , pelo fato de que boa parte dos parlamentares , tem interesse em dar um basta e freio nesses crimes cometidos pelos juízes do STF , uma vez que de uma forma ou de outra forma , lhes beneficiam e tiram proveito dos mesmos , inclusive mantendo seus processos parados , até a prescrição pelo tempo decorrido , e todos saem felizes para sempre , ou seja , garantindo a impunidade dos seus .

  5. O pior de tudo isso , é que os verdadeiros responsáveis pela ” subversão ” no Brasil , estão e continuarão livres , leves e soltos , prontos para mais uma investida ” subversiva ” contra o pais , e quanto aos sucessivos crimes cometidos pelos juízes do STF , eles continuarão acontecendo , pelo fato de que boa parte dos parlamentares com contas a prestarem a justiça , veja o caso do Presidente da Câmara Federal Arthur Lira como exemplo , que não tem interesse em dar um basta e freio nesses crimes cometidos pelos juízes do STF , uma vez que de uma forma ou de outra forma , lhes beneficiam , tirando proveito dos mesmos , inclusive mantendo seus processos parados , até a prescrição total pelo tempo decorrido , onde todos saem felizes para sempre , ou seja , garantindo a impunidade dos seus .

  6. O cara do relógio com aquela camiseta contendo uma caricatura não me engana.

    Alguém tentou acabar com o PSOL, PCdoB, PT e outros ? Mas o PL é visto com ódio e isso não é “ameaça ao estado democrático de direito” como muitos dementes avaliam.

  7. O espiritismo sempre foi atacado pelo católicos e principalmente pelos protestantes.
    No Brasil sempre houve espíritas que tinham na mediunidade o dom da cura. O exemplo disso foi o Zé Arigó, e depois Rubens Farias que recebia o espirito do Dr. Fritz, funcionou por algum tempo num galpão da antiga fábrica do Curtume Carioca fazendo operações que foram acompanhadas até por médicos dos EUA que viam ele cortar a pessoa com um canivete, sem anestesia e o paciente não sentia dor e nem sangrava. Claro que isso não interessava à igreja católica e aos protestante.
    Mais ou menos nessa época o padre Quevedo num programa de televisão, que segundo ele, essas operações eram uma farsa e mostrava como eram feitas essas farsas: tinha numa das mãos escondida um pequeno produto, com a outra mão empurra para dentro a barriga do paciente e enfiava a outra mão com produto escondido e depois puxava e abria a mão e mostrava o produto retirado.
    O padre Quevedo não dizia como a pessoa era cortada sem anestesia, não sentia dor e nem sangrava.
    João Figueiredo e vários artistas e pessoas famosas foram operadas pelo médium Rubens Farias.

    Quanto ao dia 8 de janeiro deve ser muito festejado, pois é uma data que ficará na história, como o dia que, por um triz o Brasil se livrou de uma ditadura da extrema direita de insanos que, certamente seria de ódio e sanguinária.
    O acampamento e a invasão dos prédios dos três poderes do dia 8 de janeiro foram fundamentais e a base para tentativa de golpe. Isso tem grande relevância. Não existe crime pior contra uma nação democrática do que a tentativa de golpe para implantar uma ditadura.

    Quanto a soltura de Lula só se pode saber se foi certa ou não depois do resultado da correição que o CNJ está fazendo na 13ª vara de Curitiba.
    O fato é que a eleição de Lula foi aprovada pela maioria dos eleitores contra um candidato à reeleição.

  8. Deve-se comemorar, sim, o dia 8 de janeiro. Claro, alguns criticam, pois no fundo são golpistas e gostam de uma ditadura.

    Os verdadeiros democratas apoiam o ato simbólico.

  9. As autoridades não percebem que sempre foi exatamente esta a justificativa dos linchamentos que a democracia até hoje tenta inutilmente evitar. Mas quem se interessa ?

    Mas os cornos e os bibas “democráticos” veem isso como democracia também. Claro que gostam de uma ditadura (“feedbackmente” descrevendo, claro).

  10. E o velhote venal e ordinário, cisma em continuar ignorando o papel da vasa jato q colocou a farsa da lava jato no seu devido lugar.

    Só um imbecil completo consefgue ver naqueles aloprados de 9 de janeiro de 2023, inocentes, vítimas…..

    Acorda oh vetusto, verme , tu envergonha a espécie humana.

  11. Hezbollah e Hamas deveriam enviar seus catecumenos pra aprender terrorismo de verdade com os do oito de janeiro.
    Com menos de um mês de escola poderiam derrotar e pendurar pelo pescoço o genocida de palestinos o Bibi Netanyahu e o Trump.
    Todos sabemos que a esquerda perniciosa não gosta de golpe de estado. Prova disso estão nos livros de história com Fidel, Pol Pot, Mao, Kin Jon e os bacanas da União Soviética com seus bolcheviques que estraçalharam toda família do Czar Nicolau.
    Terrorismo de verdade é aqui, acolá foram meras defesas de democracia.
    As defesa de democracia dos progressistas daqui são de meter medo no Hannibal Lecter que afirmou que ao final teremos uns aos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *