Lula manda o PT atacar Haddad, que tenta evitar que o Brasil se torne uma Argentina

Haddad promete cortar R$ 150 bilhões em benefícios fiscais a empresas |  Brasil e Política | Valor Investe

Haddad agora está sendo atacado pelos Três Patetas do PT

Carlos Newton

Como diria Ataulfo Alves, a incompetência dessa gente é uma arte. Quando o mercado financeiro e o empresariado passaram a apoiar o governo incondicionalmente, em função dos avanços dos índices, que quase fizeram o Brasil ser laureado como “o país do ano”, troféu ganho pela Grécia, o próprio presidente Lula da Silva decide mergulhar o país numa grave crise, que pode levar à demissão do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o grande fiador do governo junto à iniciativa privada.

Ao invés de aproveitar o momento propício e iniciar o segundo ano de mandato em grande estilo, Lula está jogando tudo por terra, ao mandar o PT atacar a política econômica, através de seus serviçais – Gleisi Hoffmann, presidente do partido, seu companheiro Lindbergh Farias e o líder do governo José Guimarães, aquele deputado dos dólares na cueca.

BATENDO PESADO – Desde o início do governo, Lula vem se manifestando contra o teto de gastos e o déficit zero. Cansou de criticar, porque ninguém levava a sério suas “teorias”; a equipe econômica, liderada por Haddad e Bernard Appy, secretário de Reforma Tributária, nem lhe dava atenção e simplesmente seguia adiante.

Lula, é claro, sentiu-se desprestigiado, Como explicar a Janja da Silva que seus principais auxiliares não obedecem às suas ordens? E assim o presidente passou à ofensiva, escondido atrás de seus três mosqueteiros (ou três patetas), que estão atacando Haddad impiedosamente desde a reunião do Diretório Nacional do PT em Brasília, dia 8 de dezembro.

A pauta do encontro, com mais de mil participantes, era a estratégia das eleições municipais. Sentado à mesa diretora ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ministro da Fazenda foi surpreendido quando a deputada passou a ler uma Resolução da Executiva do PT contra o arcabouço fiscal, o teto de gastos e o déficit zero.

JOGADO ÀS FERAS – Haddad, que se preparara para falar sobre estratégia eleitoral, teve de mudar a pauta e ensinar economia a quem nada entende do assunto. Explicou que nas gestões anteriores de Lula, em que houve superávit primário de 2%, a economia cresceu, em média, 4%.

“Não é verdade que déficit faz crescer. De dez anos para cá, a gente fez R$ 1,7 trilhão de déficit e a economia não cresceu. Não existe essa correspondência, não é assim que funciona a economia”, tentou esclarecer o ministro, enquanto  Gleisi Hoffmann fazia caras e bocas, tentando ridicularizá-lo.

Haddad não recuou e neste final de ano deu uma longa entrevista ao Globo defendendo a política econômica. Lula então ficou furioso e mandou Gleisi, Lindbergh e Guimarães reforçarem os ataques, para enfraquecer o ministro, que é o grande destaque do governo. E a ofensiva começou nesta terça-feira, no Estadão.

###
P.S. 1 –
É claro que isso não pode acabar bem. Desestabilizar Haddad significa perder o apoio do mercado financeiro, dos investidores e dos empresários. A dívida pública vai aumentar e o Banco Central terá de aumentar os juros, para financiá-la. Portanto, sob influência de Janja da Silva, que se julga uma sumidade intelectual, este governo não vai longe.

P.S. 2 – Dá saudades de dona Marisa Letícia e de Rosemary Noronha, que exerceram a função de primeiras-damas sem se intrometerem no governo. Dona Marisa morreu, mas Rosemary continua por aí, como um pote até aqui de mágoa, mas as finanças vão bem, pois o ex-companheiro não deixa que nada falte a ela. Como dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe. (C.N.)

12 thoughts on “Lula manda o PT atacar Haddad, que tenta evitar que o Brasil se torne uma Argentina

  1. E continuam as velhas elucubrações no novo ano.
    Credo, dizer que Lula manda atacar Haddad, sem nenhum fa to que corrobore isso é praticar fake news.

    Se a economia vai bem é culpa de Lula, se vai mal também. Ignorar que a LDO foi assinada com meta zero de déficit, que Lula apoiou Haddad na questão da reoneração da folha de setores e muitas outras coisas e ainda dizer que Haddad é atacado por ordem de Lula é coisa de oposição sem nenhum compromisso com a verdade.

    Um dia alguém escreveu que o blog se transformara em reduto bçalista. Começo a acreditar que sim.

  2. É impressionante a semelhança.
    Quando o ministro da Saúde do ‘tosco’ começou a ganhar holofotes por sua atuação no combate a covid, trataram logo de frita-lo.
    Quando Haddad ganha holofotes por sua atuação no comando do Ministério da Economia, começam logo a frita-lo.

    • Voce ainda não entendeu Caro Carlos Newton, Lula e multilaterais asseclas voeram para DESMANTELAR, ESTRUTURAS, Organizaçoes e a vida pública, produtiva e financeira do Brasil, dos brasileiros e quiçá de todo o continente, metendo o “Naris de Pinóquio”, até onde não será chamado!
      Missão “khazariana”!

  3. P.S. 2 – Dá saudades de dona Marisa Letícia e de Rosemary Noronha, que exerceram a função de primeiras-damas sem se intrometerem no governo.

    Ah, Dona Marisa..!!!

    A Sra. pisou na bola com o povo brasileiro.

    Mas entendemos a situação, “Melhor zero na nota do que prejuízo no bolso..”. como dizia “Samuel Bronstein”, na Escolinha do Professor Raimundo..

    Se vendeu por 30 contos…

  4. Portanto, sob influência de Janja da Silva, que se julga uma sumidade intelectual, este governo não vai longe.

    Estamos na torcida….

    Acaba com tudo dona Canja.. a Primeira Trocadora de Fraldas do Mundo….

    O mictório é logo ali…

    eh!eh!eh

  5. Dom $talinácio tem duas especialidades, uma de anestesista e outra de radiologista, com uma ele anestesia mídia e seguidores e com a outra ele quer a ver a caveira dos inimigos.
    Me lembrei de uma charge antiga do Pasquim: O cara mete um enorme punhal nas costas, salvo engano no Jeremias, o bom, o punhal vaza no peito e com o coração balançando na ponta e candidamente pergunta, Dói?
    Ao que Jeremias responde, só dói quando dou risada.

  6. Stalinácio não consegue ver ninguém que lhe faça um só segundo de sombra, o rei sol brasileiro tem certeza de que é o maior cristão vivo no Brasil hoje, que ao estilo do imbrochável, tem uma missão quase “religiosa” de governar o país, que sem ele todos nós vamos ser engolidos pela maldita extrema-direita, e que corremos sérios riscos de que as mudanças pretendidas pelo Milei na Argentina possam causar inveja no povo brasileiro. A inveja mata, ou será coisa ainda pior?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *