Torres afirma que os ex-chefes militares mentiram e propõe até fazer acareação

O ex-ministro Anderson Torres presta depoimento na CPI do 8 de Janeiro

Torres jamais se reuniu com os ex-comandantes militares

Paolla Serra
O Globo

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes acesso aos registros de entrada dos palácios da Alvorada e do Planalto, além de dados de geolocalização do seu telefone, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-comandante do Exército Freire Gomes e do ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Junior.

O objetivo do requerimento da defesa de Torres é confrontar a versão dada pelos militares em depoimentos prestados à Polícia Federal de que ele teria atuado como “suporte jurídico” para a elaboração de uma minuta golpista apresentada em reuniões na presença de Bolsonaro e de aliados.

ATÉ ACAREAÇÃO – Na petição, assinada pelo advogado Eumar Novacki, são solicitados também que seja autorizado um novo depoimento de Torres, bem como uma acareação com os oficiais, caso as supostas contradições não sejam sanadas.

A interlocutores, o ex-ministro da Justiça tem dito ter encontrado com Freire Gomes e Baptista Junior apenas uma vez no Alvorada. Na ocasião, teria apenas cumprimentado os militares que chegavam para encontrar com Bolsonaro.

Como O Globo mostrou, tanto o então comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, como o então comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, confirmaram aos investigadores a presença de Torres em pelo menos um desses encontros.

SUPORTE JURÍDICO – Freire Gomes contou que o ex-ministro atuava “explanando o suporte jurídico para as medidas que poderiam ser adotadas”. Em janeiro do ano passado, foi apreendida na casa dele uma minuta de um decreto golpista que tinha o objetivo de instaurar estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mudar o resultado das eleições presidenciais realizadas em 2022.

Já Baptista Junior relatou que Torres chegou a participar de uma reunião em que os comandantes das Forças, e que na ocasião ele buscou “pontuar aspectos jurídicos que dariam suporte às medidas de exceção (GLO e Estado de Defesa”.

Segundo o militar, o ex-ministro tinha como papel assessor o ex-presidente durante a reunião “em relação às medidas jurídicas que o poder Executivo poderia adotar no cenário discutido”.

DEFESA DESMENTE – Na semana passada, após Moraes derrubar o sigilo dos depoimentos prestados, a defesa de Torres reiterou que ele não esteve nas reuniões em que foram discutidas ‘medidas antidemocráticas’.

“O ex-ministro da Justiça, citado de modo genérico e vago por duas testemunhas, esclarece que houve grande equívoco nos depoimentos prestados. Nesse sentido, vai requerer nova oitiva e eventual acareação, além de outras providências necessárias à elucidação do caso. Anderson Torres mantém sua postura cooperativa com as investigações e seu compromisso inegociável com a democracia”, informou Novacki, em nota.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Chefes militares não somente mentindo, mas também combinando depoimentos entre si, isso é grave e o ex-ministro Anderson Torres acaba de colocar de saia justa o general Freire Gomes e o brigadeiro Baptista Júnior. Pelo jeito, realmente não se fazem mais militares como antigamente, aqui do lado de baixo do Equador. (C.N.)

8 thoughts on “Torres afirma que os ex-chefes militares mentiram e propõe até fazer acareação

  1. Alerta ao Brasil , retire urgentemente seu fundo ativo guardado na Europa , pois não são confiáveis , pois estão usando questões políticas para roubarem a Rússia , argumentos que os Europeus/USA podem usar contra quaisquer países que pensam diferentes , uma vez que os próprios membros da Otan e USA , quem provocaram a guerra Rússia & Ucrânia .
    A UE apresentou, nesta quarta-feira (20), um plano para usar os juros gerados pelos Fundos ativos russos congelados no bloco para comprar armas da Ucrânia, e o governo russo reagiu com indignação, alertando para ações judiciais “durante décadas”.

  2. Os militares de outrora e os guerrilheiros de agora. Trocaram de lado.
    Quem dava tiro porrada e bomba , agora são os que levam.
    Quac! E sem anistia e sem anestesia.
    É a história se repetindo como fraude.
    Como o olho do pirata só enxerga a pilhagem, a guarda pretoriana do sistema não esconde a criatividade de dependendo do cadáver procurar rio acima ou rio abaixo.

    • Outra dúvida, como $talinacio tem viajado mais que Gulliver, Marco Polo e Fernão de Magalhães , e deve ter recebido presentes de outros lideres, será que a alfandega usa o mesmo preciosismo na verificação das bagagens? Não viu o relógio que o Chirac deu pra ele, um Piaget?

      • Havia me esquecido da Frota da Granero que fez a mudança da alma mais honesta que peregrina nestas plagas do lado de baixo do equador.
        $talinácio até hoje disputa na justiça com unhas e dentes e gazua o direito de pagar de volta o que tomaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *