Comunicação vive conflito com queda de popularidade do governo

Lula tem feito cobranças à comunicação comandada por Pimenta

Pedro do Coutto

Reportagem de Sérgio Roxo, O Globo deste domingo, focaliza a falta de sintonia, conflitos e rachas na Secretaria de Comunicação do governo que está preocupando o presidente Lula da Silva. O titular da Secretaria, deputado Paulo Pimenta, tem a sua atuação criticada por vários setores, sobretudo em virtude da piora dos índices de avaliação do governo revelada pelas pesquisas recentes.

Além disso, a Secom sofre com divisão interna e vê uma disputa pelo controle dos perfis pessoais do presidente Lula da Silva nas redes sociais. A pasta também é uma das áreas com maior influência da primeira-dama Janja.

EM CAMPO – Após o sinal de alerta com a queda da popularidade, o marqueteiro Sidônio Palmeira, que fez a campanha de 2022, entrou em campo. Segundo levantamento do Datafolha divulgado na última semana, o índice dos que avaliam a gestão federal como ruim ou péssima passou de 30% para 33% desde o fim de 2023. Em reunião ministerial, Lula se mostrou preocupado e cobrou dos auxiliares mais efetividade na comunicação.

Paralelamente, uma divergência no cenário governamental, revela-se com a declaração do ministro Carlos Lupi que admite participar de um palanque municipal composto por partidos que não são do governo. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que estará em palanques adversários do presidente Lula da Silva nas eleições municipais de 2024.

Em entrevista ao jornal O Globo publicada neste sábado, Lupi disse que o pleito é diferente da eleição para presidente, como a de 2022, e leva em consideração fatores regionais. “Eleição municipal guarda a característica da realidade local. A nacional é que tem que ter uma definição macro”, declarou.

DO OUTRO LADO – O ministro, que é filiado ao PDT, afirmou que estará do lado adversário nas eleições para a Prefeitura de Recife: apoiará Túlio Gadelha (Rede), enquanto o PT deve endossar João Campos (PSB). Lupi disse querer uma federação “ampla” nas eleições e declarou que em ao menos 4 Estados estará aliado ao PSB. Em relação às conversas do PDT com outros partidos, o ministro não descartou uma aliança com o PSDB.

É estranha e contraditória a afirmação, pois o ministro faz parte do governo, representando o PDT. Se participar de um palanque que não seja governamental haverá uma problema. Portanto, algo está desconectado e sem coordenação na esfera do Planalto e precisa ser ajustado a uma realidade tão visível quanto factível. As eleições municipais deste ano, em decorrência do resultado da pesquisa do Datafolha sobre a aprovação e desaprovação do governo, causaram uma situação de embate, pois de fato os índices de desaprovação encorajam a oposição bolsonarista a desenvolver uma ofensiva utilizando as urnas do município.

Seja qual for a decisão, é estranha a declaração de Lupi, pois qualquer atuação sua na esfera da política eleitoral que não seja ao lado do governo abre precedentes para outras divergências. A situação é complicada sobretudo quanto ao estabelecimento de uma diretriz e de um comando eficiente na área governamental. É preciso que se tenha um conteúdo eficaz para poder comunicar, informando assuntos de interesse direto da população e de maior abrangência possível.

6 thoughts on “Comunicação vive conflito com queda de popularidade do governo

  1. É o seguinte Caro Pedro do Coutto: Esse governo não conseguiu e nem conseguirá desfazer o seu passado e portanto, não tem santo que consiga a absolvição de tantos contumazes pecadores, que certamente possuem a sem saída tendência, do “aprisionado-arbítrio”!
    Seguem, “khazarianamente”, qual bois-de-canga!

  2. Sr. Pedro

    Coloca o cinto de segurança e esconde a carteira com os trocados

    O negócio está feio..

    Um abacaxi 15,00 reaus
    Um melão 15,00 reaus
    Uma dúzia de mexericas 15,00 reaus.
    Um copo de caldo de cana 7,00 reaus.
    Uma manga 5,00 reaus.
    Um pedaço de melancia 6,00 (bola 45,00)
    1 Kilo batata 10,00
    1 kilo cebola 10,00
    1 Kg de Picanha 78,90

    Nas feiras os alimentos são vendidos por unidade ou dúzia, se o Sr. partir para os mercados ai os preços ficam ainda mais caros, no telhado do céu devido ser tudo no kilo…..

    Depois o lascarino fica reclamando que seu desgoverno corrupto está derretendo…..

  3. Quem conhece o “Pimenta”, consegue entender o que está acontecendo no governixo!

    Lula é um “ser humano” de poucas qualidade positivas. E pensar, não é coisa para qualquer um!

    Agora, quando coloca um “falador de recados” como o Pimenta, bem, ai ferra tudo mesmo!!!

    Mas convenhamos. O povinho brasileiro merece alguma coisinha melhor?

    Em 2026, poderemos assistir mais um capítulo do novelão: O Brasil não tem jeito!!!

    Fallavena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *