Lula acha (?) que Haddad tem que falar com Congresso ‘em vez de ler um livro’

https://f.i.uol.com.br/fotografia/2024/04/22/17138285046626f29818cf7_1713828504_3x2_th.jpg

Charge do Benett (Folha)

Renato Machado e Idiana Tomazelli
Folha

O presidente Lula (PT) cobrou nesta segunda-feira (22) que seus ministros entrem mais em campo para ajudar na articulação com o Congresso Nacional, em um momento em que o governo vive crise com o Parlamento e sofre o risco de derrotas.

Lula pediu que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), seja “mais ágil”. Também pediu que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixe de ler livro e passe mais tempo discutindo com parlamentares.

DISSE LULA – “Isso significa que o Alckmin tem que ser mais ágil, tem que conversar mais. O Haddad, ao invés de ler um livro, tem que perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara. O Wellington [Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social], o Rui Costa [ministro da Casa Civil], passam maior parte do tempo conversando com bancada A, com bancada B”, afirmou o presidente.

As declarações foram dadas durante cerimônia no Palácio do Planalto para o lançamento de programa de concessão de crédito a empresários e pessoas inscritas no CadÚnico, base de dados do governo federal para o pagamento de programas sociais.

À tarde, na porta do ministério, Haddad foi questionado por jornalistas sobre a cobrança que Lula por mais conversas do titular da Fazenda com parlamentares. “Só faço isso da vida”, afirmou o ministro.

PADILHA NA MIRA – A articulação política do governo vem sendo alvo de críticas no Congresso Nacional, embora conte com o respaldo do presidente Lula. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), chegou a afirmar que o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) era um “desafeto pessoal” e “incompetente”.

Padilha não chegou a ser citado pelo presidente em seu discurso, embora estivesse também presente. O ministro está na mira de Lira e do bloco centrão, pois é acusado de não honrar as promessas e compromissos feitos com os parlamentares.

Por isso, desde o início do ano, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, também passou a ser o principal interlocutor de Lira dentro do Planalto e assumiu também a função de articulação política.

PENDURICALHO – Além da briga com Lira, o governo vive um momento delicado com o risco de avanço da pauta-bomba, que pode ter impacto bilionário para as contas públicas. O principal item é a PEC (proposta de emenda à Constituição) que turbina o salário de juízes e promotores, com custo anual de cerca de R$ 40 bilhões.

A proposta é patrocinada por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. a quarta-feira (17), a proposta foi aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e deve entrar na pauta de votações do plenário para as cinco sessões de discussão previstas em regimento.

A proposta altera a Constituição para garantir aumento de 5% do salário para as carreiras contempladas a cada cinco anos, até o limite de 35%. E a atuação jurídica anterior dos servidores públicos —na advocacia, por exemplo— poderá ser usada na contagem de tempo.

HOUVE EXTENSÃO – A PEC original tratava apenas de juízes e membros do Ministério Público, mas o relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), incluiu defensores públicos; membros da advocacia da União, dos estados e do Distrito Federal; e delegados da Polícia Federal.

Além disso, o Planalto pode sair derrotado com a derrubada de vetos presidenciais, em sessão inicialmente marcada para esta quarta (24). Um dos vetos que pode ser derrubado é referente ao corte de R$ 5,5 bilhões em emendas parlamentares de comissão.

O governo ainda pretende em breve enviar ao Congresso os projetos de lei para regulamentar a reforma tributária, que foi promulgada no fim do ano passado.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É mais um escândalo de favorecimento indevido e ilegal da cúpula dos operadores do Direito e agora inclui também os delegados federais. Será que não percebem que o país não suporta esses benefícios adicionais. São pessoas egoístas, com coração de pedra, que só pensam em levar vantagem em tudo. Bolsonaristas nada falam, porque não podem desagradar os membros do Judiciário, e os lulistas também se calam, porque precisam do Judiciário para coonestar suas maracutaias. Quanto ao livro de Haddad, o presidente Lula está claramente desequilibrado e só abre a boca para dizer asneiras. E ainda quer ser reeleito. (C.N.)

17 thoughts on “Lula acha (?) que Haddad tem que falar com Congresso ‘em vez de ler um livro’

  1. Será que os ilustres parlamentares não sabem que essas pautas-bombas acabam prejudicando o país, muito mais que o governo de plantão que passa, mas os estragos ficam?

    O que Lula quer é que Haddad tente explicar a esses cidadãos, maus patriotas, que adicionais de gastos como esse da PEC, significam a necessidade de arrecadar mais? A União já gasta em torno de 160 bi anualmente com o judiciário e querem ainda mais?.

  2. Judiciário mantem o congresso no cabresto curto.
    Os poderes viraram um antro de chantagem coletiva.
    Todo mundo com o rabo preso.
    Ligeiro no gatilho o parlamentar saca do coldre feito com nosso couro um quinquênio pra agradar as Nossas Excelências.
    O que dá pra rir dá pra chorar.

  3. Canal Livre, da Band, em 1981.
    “Eu não gosto de ler, tenho preguiça de ler. Isso é questão de hábito. Tem companheiro que passa um dia lendo um livro. Eu não consigo.”

  4. O Cachaça pirou de vez…
    Só não vê quem não quer.
    Precisava de citar, vergonhosamente, o livro?
    Para quem não lê, o livro deve ser um grande incômodo…
    Credo !

    • “…. Mas a idade avança, Lula já não diz coisa com coisa, chamou o Macron de Sarcozy, e o partido já está perdendo o respeito, o que é um erro, porque o PT acaba assim que Lula for desta para a melhor, como se dizia outrora. (C.N.)..”

      • “…Lula não está bem. Sua confusão mental é visível. Se continuar assim, será bobagem tentar a reeleição. Como diz o professor e teólogo carioca Antonio Rocha, os três mandatos já estão de bom tamanho….” (C.N.)

  5. Sr. Newton

    Quase cai no chão de tanto rir., aliás, rir é o melhor remédio..

    Esse Bandido Carniceiro Sanguinário Corrupto vai longe….

    “Governo Lula é de centro-direita”, diz José Dirceu

    Ex-ministro afirmou, durante seminário organizado pela Esfera Brasil, que parte do PT fica “indignada” com a afirmação de que o atual governo não é de esquerda

  6. Os Bolsonaristas nada falam , porque o então presidente jair bolsonaro , congelou os salários do funcionalismo público , mas deu aumento salarial para a cúpula das FFAAs. , ou seja , somente os oficiais generais e superiores , tiveram aumentos salariais , mas os barnabés militares inferiores , nada tiverem além de ficarem chupando os dedos .

  7. Todo invejoso quando abre a boca para criticar alguém confessa o seu maior pecado, ou será defeito? O do Satalinácio tudo mundo sabe qual é, odeia ler ou tudo que se refira à cultura, porque para ele Educação é coisa para rico.

  8. Três décadas de PT e o analfabetismo funcional tomou forma, engrossou, se solidificou.

    O que pode prometer quem teve décadas de um grande país nas mãos e não construiu nada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *