Grandes dúvidas: General alvo de operação da PF será processado? Pegará 17 anos?

Nova fase de ação da PF sobre o 8 de janeiro tem militar como alvo | Brasil | Pleno.News

Ridauto, o primeiro general golpista a ser investigado

Manoela Alcântara
Metrópoles

Alvo da 18ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (29/9), o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes teve celular, arma e passaporte apreendidos. Mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumprido pela PF determina também o bloqueio de bens do militar.

Ridauto Fernandes é investigado na operação que visa identificar participantes dos atos golpista de 8 de janeiro, em Brasília (DF), quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por bolsonaristas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

DISSE O MILITAR – O general da reserva aparece em um vídeo na Praça dos Três Poderes na ocasião, como participante dos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro.

Vestido com camisa do Brasil, Fernandes disse, na época, que estava “arrepiado” com a invasão e criticou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) por ter atirado bombas de gás lacrimogêneo nos participantes do movimento. O general também já defendeu, em suas redes sociais, um golpe de Estado e disse que “morreria e mataria” pelo Brasil.

Na investigação, Ridauto Fernandes é considerado executor e possivelmente um dos idealizadores dos atos golpistas.

OS KIDS PRETOS – Ele era conhecido ainda por fazer parte de um grupo específico dentro das Forças Especiais do Exército Brasileiro: os “kids pretos”. Nomes como o de Ridauto e Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, eram integrantes.

O termo é usado como apelido para referir-se aos militares (de ativa ou não) que se especializam em operações especiais do Exército, com foco nas ações de sabotagem e incentivo em revoltas populares (ou “insurgência popular”), que não chegam a se transformar em guerra civil. Investigações da PF apontam participação de Ridauto.

O apelido “kids pretos” também faz referência às Forças Especiais, que compõem a elite de combate do Exército.

OPERAÇÃO LESA PÁTRIA – A nova fase da Operação Lesa Pátria busca justamente identificar os militares que possivelmente integrariam as FE do Exército, cuja análise e apuração da revista Piauí afirmaram, no começo do ano, que teriam envolvimento no início da invasão às sedes da Praça dos Três Poderes, durante os ataques golpistas de 8 de janeiro.

Ridauto é ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde durante a gestão Eduardo Pazuello, de quem é próximo. Ele foi nomeado para o cargo em julho de 2021 e ficou até o fim do governo Jair Bolsonaro.

O general assumiu o cargo na pasta no lugar de Roberto Dias Ferreira, exonerado do posto após ser acusado de pedir propina para fechar um contrato para compra de vacina contra Covid-19 durante a pandemia.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Com o envolvimento comprovado do general, vamos saber se está valendo a norma constitucional de que todos são iguais perante a lei. Logo saberemos se o Supremo pretende processar o militar e condená-lo a 17 anos de prisão, como está acontecendo com civis carentes, que não têm dinheiro para se defender. (C.N.)

13 thoughts on “Grandes dúvidas: General alvo de operação da PF será processado? Pegará 17 anos?

  1. Essa casta está acima da lei.

    Na Argentina, generais morreram na jaula!

    Não houve anistia e tomaram na tarraqueta.

    Lembro que os militares na Argentina tinham muito mais poder que os borrabotas daqui.

    Deveria pegar acima de vinte anos de jaula, mas como prêmio golpista, será considerado morto e sua esposa passará a receber a polpuda aposentadoria.

    Vida que segue, no país do faz de contas…

    José Luis

  2. E se na Intentona, em 64 e na Guerrilha tivessem dado perpétua em todos eles sem anistia?
    Comunista no poder fica mais brabo que cobra de resguardo. Os Valentões Cibernéticos estão mais assanhados que gato de moça velha.

    • Anistia foi um mercenário prêmio pelo desempenho no que foi considerado “prematuro”, daí a necessidade de manter os regimentos de prontidão, para os “avanços e infiltrações gradativas nos pontos cruciais e sob ótica “barbada ” e “GOLBERYNA”!

  3. Acredito que o STM tende a aliviar a dele. Esse sujeito é extremamente perigoso pois tem formação em comandos. No caso comandos do exército. Os comandos treinam os brasileiros mais bem preparados para combate em qualquer situação (terra , água ou ar) . Até o BOPE do RJ disputa vigorosamente as 3 únicas vagas externas para o COMANF (comando anfíbio) os SEALS brasileiros. Mais conhecido como Batalhão Tonelero.

  4. Claro, CN. Pegará no mínimo 17 anos. Por que? Além de notável saber jurídico, Xandão é justo, coerente, uma sumidade, e a sua presença na mais alta corte do país engrandece o judiciário brasileiro. Vai, Xandão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *