Lula divulga notas e culpa gestão de Bolsonaro por não encontrar móveis

Governo Lula gasta quase R$ 200 mil em móveis novos para presidente e primeira-dama - YouTube

Janja comprou as peças mais caras à venda em Brasília

Marianna Holanda e Renato Machado
Folha

O governo Lula (PT) divulgou duas notas no intervalo de quatro horas para buscar explicar a situação dos móveis do Palácio da Alvorada que estavam desaparecidos e que foram motivo de troca de farpas com a família de Jair Bolsonaro (PL).

Conforme revelou a Folha, a Presidência da República encontrou todos os 261 bens do patrimônio —vcujo sumiço havia sido alvo de queixas de Lula e da primeira-dama Janja após a transição do governo.

DIZ O GOVERNO – No começo da tarde desta quarta-feira (20), após a publicação da reportagem, a gestão petista falou em “descaso com onde estavam esses móveis, sendo necessário um esforço para localizá-los todos novamente”, mas sem citar o ex-presidente.

No final da tarde, divulgou nova nota, desta vez culpando diretamente a gestão Bolsonaro por não ter encontrado os itens e dizendo que a compra de novos móveis pelo governo Lula foi “imprescindível”.

A ausência dos móveis também havia sido um dos motivos alegados pelo novo governo para o gasto de R$ 196,7 mil em móveis de luxo, como revelado pela Folha.

MAIS ALEGAÇÕES – O governo alegou mais cedo que os móveis estavam desaparecidos e que o fato de terem sido encontrados não significava que eles estavam em boas condições de uso. O Planalto reforçou ainda que os móveis adquiridos serão usados por todos os próximos presidentes, uma vez que pertencem ao patrimônio da Presidência.

“Os trabalhos foram finalizados somente em setembro do ano passado, quando todos os bens foram encontrados em dependências diversas da residência oficial. Ou seja, houve um descaso com onde estavam esses móveis sendo necessário um esforço para localizá-los todos novamente”, diz o texto.

Na segunda nota, publicada às 18h25, a Presidência da República buscou dar mais explicações. Disse que quem não sabia onde estavam os itens era a gestão anterior, “parte deles abandonados em depósitos externos ao Palácio da Alvorada e sem efetivo controle patrimonial”. “Foi o governo atual que localizou esse patrimônio”, disse.

“LEVARAM TUDO” – A chamada “guerra dos móveis” teve início nos primeiros dias de 2023, quando Lula reclamou de começar o seu governo vivendo em um hotel, sem poder se mudar para a residência oficial do Palácio da Alvorada. Reclamou do estado de conservação das residências oficiais do Alvorada e da Granja do Torto.

Durante um café da manhã com jornalistas, afirmou que Jair Bolsonaro e sua mulher Michelle “levaram tudo”.

Nesta quarta, após a reportagem da Folha, Bolsonaro disse no X, antigo Twitter: “Todos os móveis estavam no Alvorada. Lula incorreu em falsa comunicação de furto”.

NÃO LEVARAM NADA – O levantamento do patrimônio do Palácio da Alvorada pela Comissão de Inventário Anual da Presidência da República havia apontado preliminarmente, ainda em 2022, que 261 bens citados não haviam sido localizados durante os trabalhos.

Já início do governo Lula, em 2023, a Presidência da República afirma que uma nova conferência havia sido realizada e o número de bens desaparecidos diminuiu para 83. O relatório final da comissão foi concluído só em setembro do ano passado, quando todos os itens foram encontrados.

A Folha questionou a Secom em qual local específico do Alvorada os móveis foram encontrados. A secretaria disse que eles estavam “nas diversas dependências” do palácio, sem fornecer mais detalhes. De acordo com pessoas com conhecimento do tema, boa parte estava em um depósito.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
– Esse tipo de acusação falsa é constrangedor. O Brasil vive um momento de retrocesso político execrável, provocado pelo Supremo, que resolveu intervir na política e ressuscitar Lula, condenado em três instâncias por corrupção e lavagem de dinheiro. O Supremo simplesmente desconsiderou a hipótese de Bolsonaro perder a eleição diante de outro candidato, a não ser o então presidiário Lula. E a democracia precisava seguir em frente, livre, sem intervenções. 
 (C.N.)

20 thoughts on “Lula divulga notas e culpa gestão de Bolsonaro por não encontrar móveis

  1. Esse é o nosso Presidente!

    “Cada povo tem o governo que merece!”
    Conde Joseph-Marie de Maistre (Savoia, 1 de Abril de 1753 — 26 de Fevereiro de 1821) escritor, filósofo, diplomata e advogado.

  2. Se existisse uma imprensa honesta, esse cara já estaria no limbo da história há muito tempo. Como a imprensa independente é muito pouca, ficamos escutando o que sai da boca de corrupto

  3. O LADRÃO vagabundo merece um Impeachment, mas o P$TF se encarregará de livra-lo.

    ‘Se hoje temos a eleição do Lula, isso se deveu a uma decisão do STF’, diz Gilmar Mendes; bolsonaristas reagem
    Ministro do Supremo deu declaração durante evento em Paris; nas redes sociais, parlamentares alinhados ao ex-presidente criticaram o magistrado: ‘Confissão de culpa’
    https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2023/10/15/se-hoje-temos-a-eleicao-do-lula-isso-se-deveu-a-uma-decisao-do-stf-diz-gilmar-mendes-bolsonaristas-reagem.ghtml

    • Prezado
      Continuas no caminho errado!
      Não conseguiu, até os dias atuais, entender que Bolsonaro protegeu Lula e impediu que a lava toga acontecesse?

      Respeito opiniões, mas depois de tanto tempo e tantas informações comprovadas, não conseguir entender o que aconteceu, fica impossível debater-se qualquer assunto!

      Fallavena

  4. Ladeira abaixo!! Triste realidade, doentio viver em um país onde impera a impunidade!! Uma população arrastada por coleira, corruptíveis que nos levam a tal fim!!! Triste realidade!

  5. A irresponsabilidade da acusação causa enorme constrangimento, mas para quem tem vergonha na cara. Não é e nunca foi o caso de Lula que, inclusive, se vangloria de sair viajando pelo mundo falando mal do Brasil e sendo aplaudido. O presidente não tem esse tipo de pudor. Mentir e acusar os outros é normal em sua vida politiqueira.

  6. Será que Lula “esqueceu” do comboio de 13 caminhões da Granero que sairam do Alvorada quando ele deixou o governo?
    (E junto levou joias e presentes recebidos pelo Estado Brasileiro)?

  7. Loola é um sujeito sem predicado, seu verbo é mais escorregadio que um mussum ensaboado.
    Tem mais, já escrevi aqui hoje sobre a briga de jegues, o jegue do Loola é inimputável.
    Quando esse bregueço estiver num beco sem saída vai botar a culpa na Janja como ele fazia com a viúva que enriqueceu vendendo Avon.
    Enquanto isso a mídia esquerdista adotou o tapa olho do pirata, só enxerga o que é para ser enxergado.
    Se o baú de tesouro do pirata for desfalcado ele bota a culpa no Bolsonaro.

    • Prezado
      Uma posição que merece respeito!
      O que se perde de energia e tempo, com temas e pessoas desprezíveis, é um absurdo!
      Quem sabe dedicamos conhecimentos, energias e tempo para encontrar soluções de VERDADE para noss0 País!

      Fallavena

  8. Um presidente da república se preocupar com móveis, só não é mais ridículo do que a história do próprio!

    Contudo, antes de reconhecer que Lula é o que é, grande parte do povinho brasileiro precisa reconhecer no que se transformou o próprio povo brasileiro, por sua imensa maioria.

    Cada dia que passa, mais clara e real é a grande e verdadeira afirmação de Lima Barreto:

    “O Brasil não tem povo, tem público!!!

    Fallavena

  9. Se eu fosse o Bolsonaro, indagaria do STF porque o algoz não colocou a PF para investigar o desaparecimento dos móveis. Já sabiam que iriam encontrar tudo intacto e protegido ?

  10. A superabundância da falta de provas tira o do Bolsonaro da reta. Hehehe.
    Os que queriam ver o capitão arrastar a bunda no cascalho estão mais ressabiados que cachorro mordido de cobra quando vê linguiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *