Oficiais fazem vaquinha para Mauro Cid após prisão: “Ninguém fica para trás”

Montagem que circula em grupos de WhatsApp apela por doações para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro — Foto: Reprodução

Esa mensagem circula no WuatsApp em favor de Mauro Cid

Johanns Eller
O Globo

O tenente-coronel Mauro Cid, preso na última sexta-feira (22) por violar as cláusulas de seu acordo de delação premiada firmado com a Polícia Federal (PF), tem recebido apoio em grupos de WhatsApp compostos por militares. Colegas da caserna têm feito campanha por doações financeiras ao ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, inclusive para custear sua defesa.

Mensagens obtidas pela equipe da coluna revelam que o objetivo é arrecadar R$ 300 mil para o “companheiro”. Cid voltou para a prisão após a revista Veja revelar áudios enviados pelo tenente-coronel a um interlocutor ainda não identificado, no qual o militar acusa a PF de inventar narrativas em sua delação e critica duramente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que homologou o acordo.

DIZ A MENSAGEM – “Vamos juntos ajudar esse amigo que sempre foi leal, pai de família e um excelente militar”, apela uma mensagem encaminhada em grupos militares no WhatsApp.

O mesmo texto alega que Cid vendeu bens pessoais para custear os honorários de seu advogado, Cezar Bitencourt. A mobilização ocorre após os áudios divulgados na semana passada revelarem um desabafo do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. “O presidente teve Pix de milhões, ficou milionário”, disse Cid em referência às doações recebidas por Bolsonaro de apoiadores.

Uma foto do tenente-coronel fardado com instruções para a doação por Pix também tem circulado nos grupos com os dizeres “ninguém fica para trás”. A equipe da coluna confirmou se tratar de uma chave vinculada a uma das contas de Mauro Cid.

SEM PROMOÇÃO – Não se sabe quanto o tenente-coronel arrecadou até o momento. Mesmo afastado das funções do Exército, o militar continua recebendo um salário de R$ 27 mil. Na semana passada, o comandante da Força, Tomás Paiva, vetou a promoção de Cid à patente de coronel, como mostrou O Globo.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro é membro ilustre da chamada “família militar”. Ele é filho do general de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, hoje na reserva. Seu pai chefiou o Comando Militar do Sudeste e chegou a servir como chefe de gabinete do então comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas.

Lourena Cid também acabou implicado no inquérito que apura o caso das joias sauditas recebidas como presente oficial por Bolsonaro e que deveriam ter ficado no acervo da Presidência da República, mas acabaram desviadas do inventário público e até vendidas no exterior.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Os militares sabem que Mauro Cid cometeu erros graves ao servir a Bolsonaro. Mas sabem também que a atuação dele foi fundamental para evitar o golpe, por ter agido como agente duplo, transmitindo diretamente ao comandante do Exército, general Freire Gomes, as importantes informações diárias sobre a evolução da trama do golpe. Mas quem se interessa? (C.N.)

6 thoughts on “Oficiais fazem vaquinha para Mauro Cid após prisão: “Ninguém fica para trás”

  1. Ora, um herói.
    Basta uma investigação para saber se no processo não houve enriquecimento ilícito dele e família para homenageá-lo como herói.
    Sugiro o generalato direto.
    Afinal, qual é a função e honra dos nossos bravos militares?

  2. Mas sabem também que a atuação dele foi fundamental para evitar o golpe, por ter agido como agente duplo, transmitindo diretamente ao comandante do Exército, general Freire Gomes, as importantes informações diárias sobre a evolução da trama do golpe. Mas quem se interessa? (C.N.)

    Sr. Carlos Newton, vou ter que discordar da N.R,
    apesar do apreço que tenho pelo Sr.

    O cid é um nefasto, um homem sem NENHUM CARÁTER!

    Não podemos tergiversar esse assunto e começar a insinuar que o cid é um “meio herói”.

    Ele é um crápula, ainda mais por fazer jogo duplo.

    Ele fez isso pra se segurar dos dois lados.
    Não vejo nada de bom nessa atitude covarde.

    Os agentes duplos são vermes oportunistas.

    Essa atitude dos militares, é um horror!
    Ajudar financeiramente um meliante golpista vindo das ffaa é um ato execrável!
    Não tem nada de bacana nisso.

    É assim que eu penso.

    Um forte abraço,
    José Luis

  3. Senhores Jorge Beja e Carlos Newton , o tenente-coronel Mauro Cid, indo fardado prestar depoimentos a policia , não esta mais uma vez afrontando as FFAAs. , principalmente o exército força a qual ele pertence , sugerindo que tudo que ele fez foi em nome das FFAAs. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *