Vamos esquecer os 60 anos do golpe de 64, como se não tivessem ocorrido?

Passeata dos Cem Mil, Rio de Janeiro

As atrizes comandaram a passeata dos 100 mil, no Rio

Carlos Alberto Sardenberg
O Globo

31 de março é um aniversário. Sessenta anos do golpe. Vai passar sem nada? Muitos militares e civis gostariam de comemorar. Lembram-se das ordens do dia que os comandantes militares emitiam, mesmo depois da volta de democracia? As vítimas da ditadura teriam, obviamente, não o que comemorar, mas muito a lembrar. E cobrar. E investigar.

Parece, porém, que Lula patrocinou um acordo. Os militares não falam nada, os democratas e as vítimas da ditadura não comemoram o fim da ditadura, nem pedem julgamentos e busca da verdade. Muito ruim. Trata-se de uma volta ao final dos anos 1970, início dos 80, quando se negociou a abertura.

IMPUNIDADE – A base dessa negociação foi a anistia ampla, geral e irrestrita, que garantiu a impunidade dos que haviam participado da ditadura, incluídos os torturadores e assassinos de presos políticos.

Dirão: mas os esquerdistas subversivos também foram anistiados. Sim, mas já haviam sido presos, exilados, torturados e assassinados. Não há simetria aqui. Foi apenas um jeito de garantir a impunidade e, pois, a retirada dos militares.

Destruíram a democracia, arrasaram os direitos humanos, e tudo bem? Se tivessem sido julgados na forma da lei, como na Argentina, certamente não teríamos passado pela recente tentativa de golpe. O acordo de hoje repete essa assimetria. Diferença importante: o julgamento dos participantes do golpe de 2022. A ver.

PLANO REAL – E temos um verdadeiro aniversário de vida: os 30 anos do Plano Real. Voltaremos ao tema.

Mas fica um registro: Lula, beneficiário da estabilidade do Real, não pode comemorar. Na época foi contra o plano econômico. Por isso, agora, nada a declarar.

Mas a população brasileira pode comemorar 30 anos sem inflação descontrolada. Como seria o Brasil sem o Real? Fácil, olhem para a Argentina.

7 thoughts on “Vamos esquecer os 60 anos do golpe de 64, como se não tivessem ocorrido?

  1. Sr. Newton

    Por falar em esquecer…

    “Não acredito que Brazão fizesse uma brutalidade dessas”, diz vice-presidente do PT à CNN

    “…Vice do PT diz que não vê provas contra ‘irmãos Brazão’ no caso Marielle…”

    “… Vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá saiu em defesa de Domingos Brazão, conselheiro do TCE-RJ citado em delação sobre Marielle….”

    Impunidade comendo solta…….

  2. O herói do Bresser, da imprensa norte-americana bandida e CIA. FHC, COM A SUA REELEIÇÃO CAFAJESTE, EM BENEFÍCIO PRÓPRIO, TB TEM MUITA CULPA NO CARTÓRIO DA INDECÊNCIA DO SISTEMA APODRECIDO, VENDEU-SE à seara política como joia rara, intelectual de vanguarda, tirou todos os proveitos pessoais, possíveis e impossíveis da situação, mas, na verdade, no frigir dos ovos, revelou-se apenas mais uma bijuteria, o suposto intelectual de vanguarda, filhote de general, revelou-se apenas mais um intelectualoide partidário bitolado pelo militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, conservador do sistema apodrecido dos me$mo$, que, infelizmente, a exemplo de seus antecessores, como o timão na mão, fez o Brasil perder o possível Novo Trem da História sugerido pela Revolução Pacífica do Leão, no caso do FHC e CIA, usando o “plano real” indevidamente como um fim eleitoral e reeleitoral em si mesmo e não como o meio necessário para criar o clima ideal para atingirmos a finalidade transformadora da política e do estado brasileiro, como proposto pela RPL,PNBC-DD-ME, missão essa à qual fora concebido, originalmente, e, como consequência do seu oportunismo inescrupuloso, tornou muitíssimo pior o que em si já era muito ruim, escancarando assim as portas do sistema apodrecido para a podridão total, rumo a um possível Haitibras, guerra entre quadrilhas violentas, psicopatas, por dinheiro, poder, vantagens e privilégios, sem limite$…, que não parece mais um horizonte tão distante, infeliz e desgraçadamente. http://www.tribunadainternet.com.br/…/lembrando-o…/…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *